VOCÊ É O VISITANTE:

contador de acessos

CONHEÇA O PROJETO DA ESCOLINHA DO GUARANY

1. IDENTIFICAÇÃO:


Data de inicio: Primeira semana do mês de Agosto.
Período: Agosto a dezembro de 2011.
Treinos: sábados das 08h30min às 11h30min e das 13h30 às 17h30.
Carga Horária das Aulas de Futebol: As aulas terão duração de até 50 minutos por turma.
Local de execução: SERC GUARANY – Bairro Guarani, ASSOCIAÇÃO SÃO CRISTOVÃO – Bairro São Cristóvão.
Público alvo: crianças e jovens do sexo masculino com idade de 07 a 15 anos.
Parcerias: ..........................
Elaboração: Professor Avelane Teixeira dos Reis.

2. JUSTIFICATIVA:


ESCOLINHA DE FUTEBOL SERC GUARANY, tem como meta promover o intercambio social e esportivo, bem como difundir e desenvolver a pratica da modalidade, visando o desenvolvimento dos atletas por meio deste esporte. O que importa é que as crianças terão oportunidade de estarem socializando-se através de sua prática, estarão fazendo uma descoberta do corpo em movimento, descobrindo o prazer do jogo e das brincadeiras, conhecendo direitos e deveres, terão a chance de sair das ruas e serem educadas pelo esporte. E mesmo que um dia não cheguem a ser profissionais de futebol, serão sabedores de seu papel na sociedade: de homens responsáveis, que procurarão cumprir as suas obrigações graças a esse projeto de futebol de campo. Por isso buscamos a relevância dessa iniciativa. Com o apoio da sociedade em geral: universidades, instituições governamentais e não-governamentais, que porventura tenham a intenção de ajudar a se cumprir um sonho de muitas crianças e jovens, que se agarram no esporte em busca de uma oportunidade na vida e um diferencial para se viver.

3. OBJETIVO GERAL:


ESCOLINHA DE FUTEBOL SERC GUARANY, visa preencher o tempo ocioso dos jovens do sexo masculino da nossa região, com a prática do futebol de campo; orientar e ensinar a prática desta modalidade, respeitando a individualidade biológica e o desenvolvimento da criança. Propiciando assim a aprendizagem das habilidades com um caráter educativo, recreativo e esportivo bem como a construção de conhecimentos, de forma lúdica e prazerosa, utilizando o esporte como meio de socialização, inteiração e educação, desenvolvendo habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas da prática do futebol. Sem esquecer o aspecto social, descobrindo novos talentos.

3.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


3.2.1 - Ensinar as regras de futebol;
3.2.2 - Dar ênfase na socialização;
3.2.3 - Contribuir para o desenvolvimento físico, psicológico e nutricional;
3.2.4 - Ensinar e aplicar os fundamentos técnicos do futebol de campo;
3.2.5 - Ensinar e aplicar os fundamentos táticos do futebol de campo;
3.2.6 - Evidenciar em todo momento a disciplina e o respeito aos colegas e professores antes, durante e após os treinamentos;
3.2.7 - Participar de campeonatos de futebol de campo nas categorias infantil, infanto-juvenil.
3.2.8 - Avaliar periodicamente o desenvolvimento, físico motor de habilidades motoras, psicológico e de socialização dos beneficiados pela escolinha de futebol paixão nacional.

4. PÚBLICO ALVO:


4.1 - Serão atendidos e beneficiados pela ESCOLINHA DE FUTEBOL SERC GUARANY, crianças e jovens, com idade entre 7 a 15 anos, em Quatro categorias assim distribuídas:

Sub 09 - de 7 a 9 anos
Sub 11 - de 10 a 11 anos
Sub 13 - de 12 a 13 anos
Sub 15 - de 14 a 15 anos

4.2 – A escolinha visa atender as crianças de toda a região e de todas as classes sociais, sem discriminação.
4.3 - Com o andamento da Escolinha e o apoio necessário, num futuro próximo estaremos treinando também o futebol feminino dentro das mesmas categorias, a exemplo do masculino.



5. RECURSOS:


5.1 - HUMANO

5.1.1 - Professor de educação física;
5.1.2 - Coordenador geral.

5.2 - MATERIAIS

5.2.1 – Trinta (30 und). Bolas de futebol de campo;
5.2.2 - 40 und. Cones;
5.2.3 - 20 und. Coletes vermelhos;
5.2.4 - 20 und. Coletes azuis;
5.2.5 - 60 kits de treino contendo: camiseta, calção e meias.
5.2.6 - 4 jogos de camisas completos para competições.

5.3 - FINANCEIRO

CUSTO DE MATERIAIS UTILIZADOS NA ESCOLINHA
Quant. Materiais e Recursos Humanos Valor Unitário. Valor Total
1 Professor 1000,00 0,00
30 Bolas de futebol de campo 120,00 3600,00
1 Bomba para encher bolas 20,00 20,00
1 Sacola de massagem 120,00 120,00
1 Bombona de água 140,00 140,00
20 Unidades de cones 30,00 600,00
20 Unidades de coletes vermelhos 15,00 300,00
20 Unidades de coletes azuis 15,00 300,00
60 Kit para treinos, contendo meias, calções e camisetas 45,00 2700,00
3 Uniformes completos para jogos 1500,00 4500,00
- Transportes para viagens (Jogos e amistosos)
- Manutenção do campo (10 meses ao ano)
Total de Custos 12.280,00

5.4 - PARCERIAS:

Para operacionalizar esta escolinha, há necessidade de parceiros (patrocínio) e a colaboração da comunidade e o Poder Publico, devido aos custos do mesmo: material (bolas, coletes, cones, etc.) Professor, manutenção do campo, transporte, etc.
Na medida em que a escolinha se desenvolver, proporcionar-se á todos os alunos não somente...

5.4.1 - Professores de educação física;
5.4.2 - Coordenador geral.

6. ATRIBUÇÕES:


6.1 – À ESCOLINHA DE FUTEBOL SERC GUARANY, fica atribuído ao professor coordenador, os materiais necessários para o bom andamento da escolinha e outras despesas que se fizerem necessários.

6.2 – À SERC GUARANY – Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Guarany.
À SERC GUARANY - Bairro Guarani, fica reservado o local para aulas/treinos (campo).

6.3 - À AASC – Associação São Cristóvão.
À AASC – Bairro São Cristóvão, fica reservado o local para aulas/treinos (campo).



7. REGIMENTO.


O aluno inscrito na ESCOLINHA DE FUTEBOL SERC GUARANY, deverá estar cursando o ensino fundamental ou médio.
A participação na escolinha deverá ter autorização formal dos pais ou responsáveis pela criança ou adolescente.
Será de inteira responsabilidade dos pais a condução dos alunos para o local de treinamento e o retorno as suas casas.
Durante o desenvolvimento das atividades, os participantes estarão sob a responsabilidade dos professores.
As atividades da escolinha serão de uma vez por semana nos turnos matutinos e vespertinos.
O descumprimento de quaisquer dessas regras, poderá implicar em desligamento do participante da escolinha. Entretanto este recurso somente deverá ser aplicado depois de esgotadas todas às medidas pertinentes.

8. MATRICULA E DOCUMENTAÇÃO


A taxa de matrícula deverá ser paga na secretaria da Escolinha do Serc Guarany, em cheque ou dinheiro (de acordo com a tabela de preços vigente). Nesta taxa está incluso: uniforme completo (camiseta, short e meia), avaliações físicas e carteirinha do aluno.
É necessária a seguinte documentação para a matrícula: registro do aluno preenchimento completo, atestado médico, foto 3x4, cópia da certidão de nascimento e declaração escolar (somente para estudantes de Escolas da Rede Pública). Sem esta documentação completa a matrícula não poderá ser efetuada.



9. UNIFORMES E CHUTEIRAS PARA FREQUENTAR AS AULAS


O uniforme oficial da Escolinha do SERC GUARANY é de uso obrigatório em todas as aulas de futebol, é bom lembrar que é obrigatório o uso do uniforme completo – camiseta, short e meia. Caso o aluno não esteja trajando o uniforme completo não poderá freqüentar as aulas. A única exceção será caso a própria Escolinha do SERC GUARANY não tenha o uniforme para venda. As chuteiras apropriadas são as de trava baixa ou de futsal (sem travas). Chuteiras de trava alta são estritamente proibidas. É necessário também o uso de caneleiras, visando à integridade física do aluno.

10. NUMERO DE ALUNOS POR TURMA


O número máximo de alunos por turma é de 30 (trinta) alunos. A Escolinha do Serc Guarany se reserva ao direito de abrir e cancelar as turmas. Para abertura de novas turmas é necessário um mínimo de 15 (quinze) alunos. Caso o número de alunos for inferior a 15 (quinze), a turma poderá ser cancelada. Será proporcionada ao aluno a opção de outra turma na mesma faixa etária ou faixa etária semelhante, desde que esta turma já pré-exista e nela não tenha ultrapassado o limite de 30 alunos. Caso o aluno não
possa, por motivos diversos, ser remanejado de turma, será devolvido sem correção, 50% do valor da taxa de matrícula cobrada anteriormente pela Escolinha do Serc Guarany, dentro de um período de 03 (três) meses a partir da data da matrícula.

11. ATESTADO MEDICO


Não será aceito atestado médico com o prazo de validade vencido, o atestado médico para crianças até 13 (treze) anos tem o prazo máximo de 06 (seis) meses de validade. Então o aluno deverá renovar este documento sempre que necessário. Não será permitida, em hipótese alguma, a entrada no campo de futebol do aluno que estiver com o atestado médico vencido.



12. MENSALIDADES


A mensalidade da Escolinha do Serc Guarany é corrente, ou seja, a ausência do aluno às aulas de futebol não desobriga o RESPONSÁVEL do pagamento das mensalidades, sendo certo que a interrupção do pagamento somente poderá ocorrer no caso do trancamento da matrícula do aluno. O cumprimento das obrigações e responsabilidades da Escolinha do Serc Guarany caracteriza-se pela disponibilidade dos serviços prestados em favor do aluno, independentemente do comparecimento deste às aulas. Caso o aluno fique impossibilitado, mesmo que temporariamente, de praticar sua atividade, não estará isento do pagamento da mensalidade. Enquanto estiver ele inserido naquela turma e horário, a obrigação é devida. Tampouco a Escolinha do Serc Guarany estará obrigada a devolver qualquer quantia que lhe tenha sido paga.

12.1 Sistemas de Cobrança:

O pagamento das mensalidades é obrigatoriamente pago até o dia 10 de cada mês diretamente ao professor coordenador da escolinha.
O pagamento após o prazo de vencimento implica multa de 02 % e juros de mora de R$ 0,02 (dois centavos de real) ao dia.


13. INTEGRIDADE FISICA DOS ALUNOS


A Escolinha do SERC GUARANY não pode se responsabilizar pela integridade física dos alunos até pelo fato de estarmos falando de futebol que se caracteriza como um esporte de muito contato físico. E por isso estão todos os sujeitos a este risco. Mas é de nossa obrigação prestar socorro imediato e/ou entrar em contato com o RESPONSÁVEL em caso de qualquer acidente ou contusão e de acordo com autorização do RESPONSÁVEL no registro do aluno encaminhar o aluno a um posto de saúde ou hospital mais próximo. É bom lembrar que a afirmativa se refere à dentro do campo de Futebol e não nas demais áreas. Dentro do quadro de funcionários da Escolinha do SERC GUARANY não existe médico, nem temos ambulância própria. É obrigação do responsável pelo aluno acompanhar sempre o mesmo até o portão de entrada do campo no início e no fim da aula. É importante a permanência do responsável pelo aluno próximo ao campo no decorrer das aulas para qualquer eventualidade, inclusive para cercear o aluno para que o mesmo não circule no interior do Clube que oferece riscos a integridade física do mesmo, como por exemplo: escadas, piscinas dentre outros.



14. SEGURO OBRIGATORIO


Está incluso no valor da mensalidade a taxa de R$ 1,45 (um real e quarenta e cinco centavos) referente ao seguro obrigatório, o qual reembolsará despesas médicas e hospitalares pagas pelo RESPONSÁVEL, desde que estejam devidamente documentadas através de notas fiscais, caso o aluno sofra algum acidente e/ou contusão durante as aulas, dentro do campo. Limite de cobertura do seguro obrigatório: R$ 1.000,00 (um mil reais). Todos os alunos são obrigados a pagar esta taxa, mesmo os alunos bolsistas. Os valores informados podem sofrer alterações sem aviso prévio de acordo com o contrato previsto entre o Master-Franqueado e a Seguradora.
Obs.: Assunto a ser discutido.

15. MEDICAMENTO


A Escolinha do SERC GUARANY possui material de primeiros socorros, mas só ministramos ao aluno com autorização prévia do RESPONSÁVEL. Esta autorização está no registro do aluno que deverá ser preenchida no ato da matrícula.



16. METAS


ANO METAS A SEREM REALIZADAS E ALCANÇADAS EM 10 ANOS DE PROJETO
2011 Formar cada categoria com um ótimo nº de alunos, realizar treinos e amistosos.
2012 Aumentar o nº de alunos em cada categoria, realizar treinos e amistosos.
2013 Realizar treinos e amistosos, participar de competições regionais.

2014 Realizar treinos e amistosos, participar de competições regionais, formar a categoria sub -15. Realizar viagens com os alunos (Atletas) para conhecer a historia de grandes clubes, jogadores e estádios de futebol. Ex: Beira-rio e Olímpico.

2015 Realizar treinos, amistosos com equipes de destaque no futebol brasileiro, participar de competições regionais e com uma categoria disputar o estadual buscando uma ótima colocação.


2016 Realizar treinos, amistosos com equipes de destaque no futebol brasileiro, participar de competições regionais e com uma categoria disputar o estadual buscando uma ótima colocação e formar a categoria sub -17. Realizar viagens com os alunos (Atletas) para conhecer a historia de grandes clubes, jogadores e estádios de futebol. Ex: Beira-rio e Olímpico.

2017 Realizar treinos, amistosos com equipes de destaque no futebol brasileiro, participar de competições regionais e interestaduais e com uma categoria disputar o estadual buscando uma ótima colocação.

Realizar treinos, amistosos com equipes de destaque no futebol brasileiro, participar de competições regionais e interestaduais e com uma categoria
2018 disputar o estadual buscando uma ótima colocação. Realizar viagens com os alunos (Atletas) para conhecer a historia de grandes clubes, jogadores e estádios de futebol. Ex: Beira-rio e Olímpico. Formar a categoria sub – 20.

2019 Realizar treinos, amistosos com equipes de destaque no futebol brasileiro, participar de competições regionais e interestaduais e com uma categoria disputar o estadual buscando uma ótima colocação.


2020

Realizar treinos, amistosos com equipes de destaque no futebol brasileiro, participar de competições regionais e interestaduais e com uma categoria disputar o estadual buscando uma ótima colocação. Realizar viagens com os alunos (Atletas) para conhecer a historia de grandes clubes, jogadores e estádios de futebol. Ex: Beira-rio e Olímpico.



17. PREMISSAS DISCIPLINARES BASICAS


A disciplina é fundamental no esporte e fator primordial no processo de formação de um jovem. A Escolinha do SERC GUARANY aplica a disciplina em todas as suas atividades, não permitindo que as aulas se transformem em tumulto ou algazarra.
Dedicaremos grande atenção e nossa equipe estará atenta e aplicada no cumprimento das premissas disciplinares básicas.

Assim não será permitido (a) aos alunos e responsáveis:

a) Uso de palavras de baixo calão.
b) Gozações ou menosprezo aos alunos menos privilegiados ou talentosos.
c) Destrato ao professor, equipe administrativa, responsável ou aluno.
d) Participação de alunos não uniformizados.
e) Jogar bola fora do campo de futebol.
f) Fumar e/ou ingerir bebidas alcoólicas no local de treino.
g) Ingestão de alimentos no local das aulas.
h) Interromper o professor no decorrer da aula.
i) Participar da aula de forma agressiva, não trabalhando o fairplay.


Caso algumas das premissas básicas sejam descumpridas, a coordenação da Escolinha do SERC GUARANY irá agir, rescindindo o contrato com o responsável.